Ambient

Colaboradores da AMBIENT realizam treinamento de brigada de incêndio em centro avançado no interior paulista

Colaboradores das áreas operacional e administrativa da AMBIENT realizaram treinamento para formação de brigada de incêndio da concessionária. A ação tem o intuito de proporcionar conhecimentos básicos sobre prevenção de acidentes, isolamento de áreas, extinção de incêndios, evacuação de edificações e técnicas de primeiros socorros.

 

O treinamento também atende aos requisitos legais da NR-23, NBRs 14276, 14277 e instrução técnica nº17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco.

 

Durante oito horas, os dezessete participantes tiveram aulas teóricas e práticas. Em sala de aula, conheceram as classes de incêndio, os tipos de extintores e equipamentos de segurança individual e coletiva. No campo de provas, passaram por diversos circuitos e simuladores que se assemelhavam a situações reais de perigo. Todas as atividades foram realizadas num centro avançado de treinamentos e tecnologias em segurança do trabalho, localizado na cidade de Araraquara (SP).

 

Também foram aplicadas atividades que envolviam trabalho em altura, espaço confinado, plano de evacuação e situações com vazamento de gás. A equipe também passou por uma simulação de salvamento envolvendo emergências químicas, onde realizaram o salvamento de vítimas com aplicação dos procedimentos de primeiros socorros.

 

Todo o passo-a-passo das fases do treinamento foram acompanhadas pela equipe de QSMS corporativo. Segundo o gerente da área, Luiz Augusto Prado, além do treinamento ser um requisito legal, proporciona aos brigadistas mais tranquilidade e maturidade durante uma situação real.

“Quando você tem uma equipe treinada, apta para orientar as pessoas e tomar as primeiras medidas de forma assertiva, é perfeitamente possível salvar vidas e minimizar os acidentes. É nosso dever oferecer, apoiar e estimular os colaboradores para que participem e possam estar preparados em caso de algum incidente”, comenta Prado.